Certo?!


Desde de criança nossos pais nos ensinam que devemos fazer o certo, que o certo nos fará feliz e que se nos ficamos felizes com o nosso certo eles também ficarão.
Todos os dias, somos pressionados a não errar e somos julgados quando erramos.
Mas esses dias andei pensando, que as vezes o nosso certo não é certo pra outras pessoas, então fica dificil fazer o correto ou a escolha certa.
Então o certo ou fazer o certo é uma coisa individual? Uma coisa que não deve ser relacionada as outras pessoas, mas só a você msm? Então vale a teoria de Maquiavel: ''Os fins sustificam os meios'' ?
Porque se nós pensarmos um pouco, Hitler achava que o certo era matar milhares ou milhões de pessoas pra alcançar um objetivo: a raça ariana! Ele acreditava nisso, acreditava que era CERTO fazer isso. Todos ou a grande maioria (inclusive eu) o condenam ate hoje com veemência. Mas era o certo pra ele.
Eu não estou defendendo Hitler, muito pelo contrario, abomino o que ele fez, mas esse é justamente o paradoxo da questão.
Eu abomino o certo dele! Então as outros pessoas tem o direito de não aprovar o meu certo, e vice versa.
É justamente o ponto onde eu queria chegar.
O seu certo ou o que você acha certo, pode ir defronte ao que outros pessoas acham.
Ou então como no caso de Hitler, pode machucar pessoas. (não com tanta intensidade a ponto de matar. ) Mas pode ferir, machucar ou magoar alguem.
Então essa duvida me veio a cabeça: Eu (ou você) abdicaria de fazer o que é certo pra você por achar ou ter a certeza que essa sua atitude pode machucar ou ferir alguem?
Eu sei que esse post é totalmente diferente dos meus atuais posts, mas eu queria levar vocês que estão lendo a pensar. Pensar um pouco na questão. Porque eu não queria me sentir solitaria e pensar sozinha. ;D
Será que vale mesmo a teoria de maquiavel? Ou existi um meio termo?
Será que podemos do jeito que vivemos, num mundo altamente competitivo, se igualar a quem esta do seu lado? Não igualar, igualar não é a palavra, mas abrir mão de um desejo porque isso seria o melhor pra quem esta ''competindo'' com você.
O certo deveria ser algo coletivo, que se expandisse e beneficiasse o maior numero de pessoas possivel, mas infelizmente não é bem assim que as coisas funcionam.
Pense nisso e dê sua opinião se possivel. ;D

beiijos,
@beatriiizcunha

1 bons papos. ;):

Anônimo disse...

Bia..Larga tudo e faz filosofia... x) Bom... Eu acho q eu abdicaria do meu certo pra fazer o certo pra outras pessoas...